No dia 3 de Maio de 2008 aconteceu na Cidade de Almada o 1º Festival organizado pela Magna Almatuna (Tuna Mista do Instituto Piaget Campus Académico de Almada) e contou com a presença da população e de cinco tunas: a tuna anfitriã Magna almatuna, a tuna extra concurso Inspiritus Tuna, a TAEB, a Semper Tunos, a Tuna Económicas e a TAI.

As tunas tiveram como ponto de encontro as instalações do Piaget no Pragal (Almada) e partimos de lá juntamente com a Semper Tunos para a zona antiga de Almada e para o recinto do Festival o anfiteatro Incrível Almadense.

O Passe Calles correu com muita alegria e música juntamente com a Semper Tunos, onde mais uma vez tocamos uma infindável versão das Sardinhas.

Ao chegar aos Paços do Concelho tivemos de improvisar uma serenata, uma composição nossa mas inacabada, para cantar a comunidade e aos restantes das outras tunas.

Durante todo o dia fomos acompanhados pelas nossas guias, a Nose e a K. (Capa), que demonstraram imensa simpatia e receberam a nossa tuna com muito carinho e logo ficaram a fazer parte da nossa família, e fica já um forte abraço as duas e um agradecimento especial (tendo em conta que em palco falharam as palavras).

O jantar no Piaget foi acompanhado por muita música dada principalmente pelos nossos amigos da Tuna Económicas, que não falharam com uma bela música em que pediam ao Júlio (Variações) para levantar a saia e muitas outras.

A seguir voltamos para o recinto para prepararmos os instrumentos e afinar as vozes. A ordem paras as actuações foram: Inspiritus Tuna, Semper Tunos, TAI, TAEB, Tuna Económicas e Magna Almatuna.

Começamos com um fado muito bem interpretado pela voz da nossa solista a Preta, que embora nervosa não falhou com sua voz, depois duas musicas em homenagem ao 25 de Abril seguídos de três temas um deles instrumental. Terminamos com o grito académico onde homenageamos a tuna anfitriã, a Magna Almatuna, ao inserir em no nosso grito uma parte modificada do grito dos mesmos.

Os prémios foram:

Melhor Instrumental - Semper Tunos
Melhor Serenata - Semper Tunos
Melhor Solista - TAEB
Melhor Pandeireta - Semper Tunos
Melhor Estandarte - Tuna Económicas
Melhor Original - Tuna Económicas
Tuna Mais Tuna - Tuna Económicas
Melhor Tuna - TAEB

Mellhor Passe Calles - Tuna Académica do IADE

Foram também oferecidos brindes e os muito especiais Almatuninhos (Mascotes da Magna Almatuna) sendo que o nosso não podia ser nada mais que o que tinha um olho para cada lado, que levamos como elogio pela parodia do momento.

A seguir ao festival fomos todos para a rua onde foi a feita a passagem do rascunho Cú a caloiro, e sua madrinha que ao baptiza-lo despejou uma garrafa de vinho cheia sobre seu afilhado e sem contar as capadas.

O resto da noite fomos acompanhados por membros da Magna Almatuna e nossas guias (que nunca nos deixaram sozinhos) até um bar em Almada e o resto da noite foi beber, conviver, dançar e muito mais.

Fica um agradecimento especial a Magna Almatuna e parabéns pelo vosso primeiro festival que demonstrou o vosso empenho e espírito, a Tuna Económicas um forte abraço pelo apoio e pelo convívio, a Semper Tunos foi um prazer conhece-los e poder conviver convosco, a TAEB mais uma vez pudemos estar juntos e parabéns por ser escolhida a melhor tuna e a Inspiritus Tuna boa sorte para o futuro e continuem o vosso belo trabalho.

0 comentários:



Copyright 2008 | Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger by Blogcrowds.

Distributed by Blogger Templates